Conheça Mato Grosso

Nosso Estado é rico em belezas naturais, conheça os pontos turísticos da nossa região.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação brasileira, situada no estado de Mato Grosso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Bem no centro geodésico da América do Sul, está a Chapada dos Guimarães, palco de uma paisagem fantástica e muito misticismo, além de ser cortada pelo paralelo 15° sul, uma linha imaginária que passa também por Porto Seguro, Brasília e Lago Titicaca. Segundo as antigas profecias do padre Italiano Dom Bosco, estes lugares seriam beneficiados energeticamente. Talvez por esse motivo, a Chapada dos Guimarães seja um antigo reduto de místicos e esotéricos.

Os fósseis de conchas marinhas encontrados no alto das escarpas de arenito parecem provar que a Chapada, há 500 milhões de anos, era fundo de oceano. Ao longo da existência da Terra, o local também já foi coberto por florestas tropicais e habitat de dinossauros, até adquirir a paisagem atual. Para proteger essa importante amostra de fauna e flora do cerrado brasileiro foi criado, em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ali estão cachoeiras, grutas, cavernas, morros e formações rochosas em meio a cânions de arenito com até 350m de altura. Seu cartão postal é a Cachoeira do Véu da Noiva, com 86m de queda.

Mirantes naturais proporcionam vistas incríveis das planícies do Centro Oeste brasileiro e até do Pantanal. Esse cenário exuberante tem sido um dos lugares preferidos de místicos em busca de energias positivas.

Texto: Portal EcoViagens